7 14Da comunicação do afetoao afeto da comunicação: as cartas de fãs de telenovelasEpisódios de atenção conjunta em um contexto de brincadeira livre 
Home Page  


Interações

 ISSN 1413-2907

LIMA, João Francisco Lopes de. O sujeito, a racionalidadee o discurso pedagógico da modernidade. Interações []. 2002, 7, 14, pp.59-84. ISSN 1413-2907.

Este artigo estrutura sua abordagem a partir da compreensão da educação moderna como um produto das interferências iluministas, sintetizadas no que se chamou Modernidade. Racionalidade científica e metafísica da subjetividade são as referências primeiras da pedagogia moderna. A metafísica da subjetividade in-corpora o conceito de sujeito epistêmico ao processo educativo. A compreensão de um sujeito universal, dotado de razão e de suas propriedades universais e idênticas em todo o indivíduo, passa a ser o solo em que se movimentam as teorias pedagógicas. O processo educativo, influenciado pela racionalidade científica, é cercado pela pedagogia do método e das técnicas de ensino como forma de assegurar a apropriação, pelo sujeito epistêmico, dos conteúdos culturais reproduzidos pela escola. Em sua abordagem, o presente estudo busca, no pensamento de Kant, Rousseau e Herbart, os conteúdos estruturantes do discurso pedagógico moderno, embora reconheça que ele não possua uma unidade interna. Os vínculos entre a compreensão de sujeito e de racionalidade e a formulação de um discurso pedagógico para que a educação possa dar conta das tarefas que recebeu da modernidade se apresentam como objeto deste estudo.

: Educação; Discurso pedagógico; Modernidade; Racionalidade; Subjetividade.

        · | |     · |     · ( pdf )