7 14O lugar das crenças e valores societais na formação da consciência política entre trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terraLa crisis financiera argentina leída desde la política y la historia 
Home Page  


Interações

 ISSN 1413-2907

SILVA, Laura Belluzzo de Campos. Reflexões sobre a criação e o fechamento de um hospital-dia no contexto da reforma psiquiátrica em São Paulo. Interações []. 2002, 7, 14, pp.131-154. ISSN 1413-2907.

Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de criação, funcionamento e fechamento de um Hospital-Dia da rede pública estadual, situado na cidade de São Paulo, que há dez anos vinha oferecendo atendimento de qualidade a psicóticos, neuróticos graves e seus familiares, segundo todos os critérios exigidos pela reformulação da assistência psiquiátrica no país: desospitalização, integração do usuário à comunidade e ressocialização, por meio de intervenção em equipe multiprofissional centrada em uma visão multidisciplinar da doença mental. Além da intenção de deixar registradas a indignação e a perplexidade diante do desmantelamento de um equipamento que vinha funcionando bem, é interesse deste artigo analisar os efeitos paradoxais das políticas públicas de saúde mental no Brasil, situando-os nas linhas de força clínico-políticas mais amplas que constituíram a configuração atual do campo psiquiátrico.

: Políticas de saúde mental; Reforma psiquiátrica; Hospital-dia; Equipe multiprofissional.

        · | |     · |     · ( pdf )