10 20Memória, registro e subjetividade: escritas de professorasConsiderações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em psicologia 
Home Page  


Interações

 ISSN 1413-2907

FONSECA, Márcia Aparecida de Abreu    CARVALHO, Alysson Massote. Fragmentos da vida: representações sociais de doação de órgãos para transplantes. Interações []. 2005, 10, 20, pp.85-108. ISSN 1413-2907.

o presente artigo tem como objetivo central descrever as representações sociais de uma comunidade hospitalar acerca da doação de órgãos para transplantes. Foram sujeitos da pesquisa profissionais de quatro instituições hospitalares atuando em unidade de internação e pacientes e familiares pré e pós-transplante, totalizando 18 sujeitos, divididos em cinco grupos; Grupo 1 (9 profissionais de saúde); Grupo 2 (5 pacientes pré-transplante); Grupo 3 (2 pacientes pós-transplante); Grupo 4 (1 familiar pré-transplante); Grupo 5 (1 familiar pós-transplante). Os dados obtidos por meio de entrevistas semi-dirigidas foram submetidos a uma análise de conteúdo. Morte, vida e solidariedade foram as categorias finais associadas à doação de órgãos para transplantes, construídas pela comunidade hospitalar. As representações sociais da doação de órgãos para transplantes construídas expressam a necessidade de humanização das equipes de saúde e das relações entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

: Representação social; Doação; Transplantes; Humanização; Comunidade hospitalar.

        · | |     · |     · ( pdf )