6 2Estudos psicológicos da experiência religiosa 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

SEMINERIO, Franco Lo Prestí. A religião como fenômeno psicológico. Temas psicol. []. 1998, 6, 2, pp.161-172. ISSN 1413-389X.

Neste artigo são analisados e discutidos os determinismos psicológicos na construção da religião. Partindo da angústia básica frente à morte e aos limites da existência, avalia-se o significado da crença e da dialética ilusão-desilusão, como equilibração interior, à luz de diversas perspectivas. A impossibilidade de resolver o enigma é avaliada nos termos da dialética transcendental de I. Kant. A partir da tese de Feuerbach avalia-se o peso da projeção na construção dos mitos. Na visão de M. Eliade é possível entender a dessacralização através do tempo, ao longo de três renúncias penosas. Pela concepção de G. van der Leeuw é possível reportar as manifestações religiosas a dois aspectos: o animismo, expressão da figura paterna e da vontade pessoal, que culmina no monoteísmo; e o dinamismo, manifestação da figura materna e do poder impessoal, cujo auge é o panteísmo. Ao longo do artigo destaca-se o peso dos determinismos psicológicos na elaboração religiosa.

: psicologia da religião; história das religiões; imaginário.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License