12 2Estado da arte das pesquisas sobre profissionalização do portador de deficiênciaEstudo psicológico da obesidade: dois casos clínicos 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

FERREIRA, Maria Cristina. Sexismo hostil e benevolente: inter-relações e diferenças de gênero. Temas psicol. []. 2004, 12, 2, pp.119-126. ISSN 1413-389X.

Foi objetivo do presente trabalho replicar a estrutura bi-fatorial do sexismo (hostil e benevolente), proposta por Glick e Fiske (1996), bem como verificar as relações entre esses fatores e as diferenças de gênero no endosso a tal ideologia. A avaliação das atitudes sexistas hostis e benevolentes deu-se através do Inventário de Sexismo Ambivalente, composto de 22 afirmativas, com opções de resposta Likert de seis pontos, o qual foi respondido por uma amostra de 540 estudantes universitários de ambos os sexos. A análise dos resultados confirmou a estrutura bidimensional do sexismo, evidenciou a presença de uma correlação positiva significativa entre as escalas de sexismo hostil e benevolente e demonstrou que os homens apresentaram atitudes sexistas significativamente mais hostis que as mulheres. Os dados obtidos ofereceram suporte à teoria do sexismo ambivalente, que concebe o sexismo benevolente como uma forma de se legitimar o seximo hostil e perpetuar as desigualdades de gênero.

: Sexismo; Relações de gênero; Atitudes sobre a mulher.

        ·     · |     · ( pdf )