12 2Sexismo hostil e benevolente: inter-relações e diferenças de gêneroA psicologia como instrumento de produção de subjetividades 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

AZEVEDO, Maria Alice Salvador Busato de    SPADOTTO, Cleunice. Estudo psicológico da obesidade: dois casos clínicos. Temas psicol. []. 2004, 12, 2, pp.127-144. ISSN 1413-389X.

A obesidade exógena tem sido estudada com maior interesse nas últimas décadas porque está sendo considerada uma das anormalidades mais comuns dos nossos tempos e o mais sério transtorno alimentar do mundo desenvolvido e de alguns paises em desenvolvimento. Este trabalho objetivou estudar os aspectos psicológicos de dois casos de obesidade feminina, através de entrevistas semi-estruturadas, sessões individuais de psicoterapia de apoio e do teste projetivo do Desenho da Figura Humana. A análise do discurso das pacientes confirma as informações coletadas na revisão bibliográfica, mostrando a hiperfagia como uma regressão à fase oral e sua utilização como um mecanismo empregado pelas obesas estudadas para lidar com a sua angústia, desencadeada por situações conflitantes do seu cotidiano. Ficou evidenciado como os fatores emocionais influenciam a instalação e/ou manutenção da obesidade. Esta é vista como um sintoma, cujas causas devem ser procuradas no plano das motivações inconscientes do sujeito.

: Obesidade; Estudo psicológico da obesidade; Obesidade feminina.

        · | |     · |     · ( pdf )