19 1Representações antecipatórias em situações de pressão social, segundo grupo étnico-racial autodefinidoRepresentações sociais de familiares acerca da loucura e do hospital psiquiátrico 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

CAMARGO, Brigido Vizeu et al. Representações sociais de saúde e cuidado: um estudo multicêntrico sobre vulnerabilidade masculina. Temas psicol. []. 2011, 19, 1, pp.179-192. ISSN 1413-389X.

O objetivo do presente estudo foi caracterizar os comportamentos de risco e de prevenção, conhecimentos e crenças relacionadas à saúde e ao cuidado, considerando aspectos de vulnerabilidade masculina, para homens de diferentes grupos etários nas cidades de Florianópolis/SC e Goiânia/GO. Trata-se de um estudo multicêntrico de natureza exploratória, descritiva e comparativa, do tipo de levantamento de dados. Utilizou-se questionário semiestruturado e autoadministrado em situação coletiva. As respostas foram analisadas através de estatística descritiva e relacional, as questões abertas e de evocação livre foram analisadas por meio de classificação hierárquica descendente, análise de correspondência e análise lexicográfica, respectivamente. Os resultados indicam que, para os homens, é importante manter hábitos saudáveis (cuidados com alimentação e atividade física), porém, a prática não acompanha o posicionamento dos mesmos, e, em Goiânia, esta dissonância é mais evidente. Para os participantes, sobretudo adolescentes, a juventude se apresenta como proteção, de forma que este homem não necessita de cuidados e se sente onipotente. Entre as cidades de Goiânia e Florianópolis, houve mais aproximações do que distanciamentos nos resultados, mas, entre os grupos etários as diferenças são substanciais. Conclui-se que ações de promoção em saúde masculina devem considerar a rede social do homem, em especial a família.

: Saúde; Homem; Representações sociais; Vulnerabilidade.

        ·     · |     · ( pdf )