19 2Habilidades viso-perceptuais e motoras na síndrome de AspergerRelação entre valores e o comportamento de motoristas no trânsito 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

WIELEWICKI, Annie. Problemas de comportamento infantil: importância e limitações de estudos de caracterização em clínicas-escola Brasileiras. Temas psicol. []. 2011, 19, 2, pp.379-389. ISSN 1413-389X.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a população infantil atendida em clínicas-escola brasileiras quanto ao sexo, idade e principais queixas, a partir de levantamento da literatura pertinente. Para tanto, realizou-se um levantamento nas bases de dados Scielo, Google acadêmico, Pepsic, Lilacs, com as palavras-chave: clínica-escola e caracterização da clientela nos últimos 10 anos. Todos os resumos foram lidos, e selecionados os trabalhos que caracterizavam a clientela infantil, foram excluídos resultados restritos a queixas escolares. Feito isto, foram selecionados 21 trabalhos para análise e observou-se que os resultados apontavam predominância de meninos, com idade entre 6 e 9 anos, e que os principais motivos para encaminhamento referiam-se a comportamento agressivo e problemas de aprendizagem.

: Clínica-escola de psicologia; Problemas de comportamento em crianças; Características da população infantil; Caracterização da clientela infantil.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License