20 1O capital humano e as riquezas das naçõesDesempenho intelectual e acadêmico de adolescentes contaminados por chumbo: relação com as habilidades sociais 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

NEDELEC, Joseph L.; SCHWARTZ, Joseph A.; CONNOLLY, Eric J.    BEAVER, Kevin M.. Explorando a associação entre QI e diferentes desfechos de vida: resultados de uma amostra longitudinal de gêmeos monozigóticos. Temas psicol. []. 2012, 20, 1, pp.31-44. ISSN 1413-389X.

Um grande número de pesquisas tem revelado que as medidas de QI são altamente preditivas de uma ampla faixa de desfechos de vida. No entanto, a maioria dos estudos que examinam essas associações tem empregado técnicas estatísticas correlacionais que tendem a confundir influências ambientais e genéticas. O presente estudo aborda esta lacuna na literatura através do uso de uma abordagem de pontos de diferença entre gêmeos monozigóticos para explorar a associação entre QI e uma variedade de resultados medidos, incluindo saúde geral, uso de drogas, relacionamentos, comportamento sexual, nível educacional, bem-estar econômico e ligação com justiça criminal. A análise de gêmeos monozigóticos do National Longitudinal Study of Adolescent Health (Add Health) revelou que, entre gêmeos, as diferenças de QI têm pouco efeito sobre a maioria dos resultados examinados. As implicações dessas descobertas e sugestões para futuras pesquisas são discutidas.

: Add Health; QI; Desfechos de vida; Pontos de diferença MZ; Gêmeos.

        · |     ·     · ( pdf )