20 1O interjogo entre disposições comportamentais e habilidades cognitivas: orientação sócio-sexual, inteligência emocional, funções executivas e estratégia de história de vidaAnálise fatorial inter-baterias: Batería de Habilidades de Raciocinio (BPR-5) y Batería de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

MEISENBERG, Gerhard; RINDERMANN, Heiner; PATEL, Hardik    WOODLEY, Michael A.. É inteligente acreditar em Deus?: A relação da religiosidade com educação e inteligência. Temas psicol. []. 2012, 20, 1, pp.101-120. ISSN 1413-389X.

A relação da religiosidade com educação e inteligência foi investigada de acordo com dados do World Values Survey abrangendo um total de 345.743 entrevistados em 96 países. No nível individual, a relação da educação com a crença religiosa foi discretamente, porém significativamente negativa na maioria dos países, apesar de que a relação com a presença religiosa foi substancialmente menos negativa. No nível nacional, a crença religiosa tem relações negativas independentes com inteligência e com um histórico de regime comunista, mas não com a exposição educacional ou com o produto interno bruto (PIB) obtido por transformação logarítmica. Os resultados sugerem que uma fraca relação negativa de religiosidade com educação é culturalmente amplificada para diferenças muito maiores no nível nacional, e que o efeito da educação é mediado por habilidades cognitivas. Os resultados sugerem que a secularização durante o século XX tem sido impulsionada pelo desenvolvimento cognitivo e não pelo desenvolvimento econômico.

: Religiosidade; Educação inteligente; Bem-estar econômico; PIB; Comparações transculturais.

        · |     ·     · ( pdf )