20 1Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclearAvaliação neuropsicológica da linguagem pós-lesão de hemisfério direito: instrumentos de avaliação de desempenho e exame funcional 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

SEIBT, Cezar Luís. O pensamento de Heidegger na psicologia existencial de Boss e Binswanger. Temas psicol. []. 2012, 20, 1, pp.203-212. ISSN 1413-389X.

O trabalho consiste numa investigação de cunho teórico que quer apontar para as possíveis contribuições da filosofia desenvolvida por Martin Heidegger para a psicologia existencial, sobretudo a de Boss e Binswanger. Martin Heidegger elaborou um pensamento com importantes consequências para a compreensão do ser humano. Sua descrição do homem como Dasein implica numa mudança de paradigma que pretende superar a relação objetificadora que se instalou na civilização ocidental, ou seja, na Metafísica. Pretende mostrar brevemente alguns elementos da compreensão antropológica deste autor e, juntamente com isso, apresentar elementos das tentativas de aproximação feitas por Boss e Binswanger na psicologia existencial, sempre apontando para os desafios que se apresentam na tarefa de compreender o ser humano.

: Analítica existencial; Antropologia; Objetificação; Ciências psicológicas; Heidegger.

        · | | |     · |     · ( pdf )