21 3Psicologia na saúde: sociopsicológica ou psicossocial? Inovações do campo no contexto da resposta brasileira à AIDSIntervenção em adesão baseada na abordagem construcionista do cuidado: perspectiva dos profissionais de saúde 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

MORENO, Diva Maria Faleiros Camargo    REIS, Alberto Olavo Advíncula. Revelação do diagnóstico da infecção pelo HIV no contexto do aconselhamento: a versão do usuário. Temas psicol. []. 2013, 21, 3, pp.591-609. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.3-EE01PT.

A partir de uma investigação realizada em dois Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids de São Paulo, objetiva-se descrever processos de revelação do diagnóstico da infecção pelo HIV no contexto do aconselhamento sorológico. O estudo envolveu 14 sujeitos entrevistados após a revelação do resultado do teste. Conceitos da teoria psicanalítica de D. W. Winnicott foram utilizados para analisar e compreender os processos de aconselhamento investigados. Os resultados mostraram que o enfrentamento do diagnóstico da infecção pelo HIV e o desejo de cuidar da saúde a partir da revelação do resultado reagente têm efeitos variados nos sujeitos, dependendo do modo como o aconselhamento é feito. De um lado, pode-se ter a oportunidade de confronto consigo mesmo, com os próprios problemas, com a angústia gerada pela revelação do resultado, observando-se maior ou menor integridade psíquica dos sujeitos. Em contraste, isso não foi observado nos casos em que os sujeitos não se sentiram acolhidos e apoiados no aconselhamento. É importante que seja estabelecida uma relação intersubjetiva de ajuda no momento da revelação do diagnóstico da infecção pelo HIV para que o aconselhamento possa cumprir sua função estratégica de focar no problema específico e nos recursos mais saudáveis do indivíduo.

: Aconselhamento; revelação; teoria psicanalítica; sorodiagnóstico do HIV.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf ) | ( pdf )