21 3Desigualdades estruturais, saúde de jovens LGBT e lacunas de conhecimento: que sabemos e que perguntamos?A instrução e a relação como modos de aconselhamento em HIV/Aids 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

LAGO, Edith Lucia Mendes; MAKSUD, Ivia    GONCALVES, Rafael Soares. A "sorodiscordância" para profissionais de saúde: estudo qualitativo da assistência em ambulatório de HIV/AIDS em município do Estado do Rio de Janeiro. Temas psicol. []. 2013, 21, 3, pp.973-988. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.3-EE11PT.

Este estudo examinou representações sociais de profissionais de saúde sobre a questão da sorodiscordância para o HIV/AIDS. A pesquisa foi realizada com profissionais inseridos em uma equipe multidisciplinar de um ambulatório especializado em HIV/AIDS no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas com esses profissionais entrevistas semiestruturadas com o objetivo de compreender como as relações institucionais influenciam a visão da sorodiscordância e as representações que os profissionais têm acerca desse fenômeno. O texto pretendeu colocar em debate entendimentos dos entrevistados sobre os seus cotidianos profissionais, repercussões acerca das recentes recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde no que concerne às políticas públicas de saúde e suas relações com a sorodiscordância, bem como documentos não oficiais (produzidos no âmbito de organizações não governamentais ligadas à área do HIV/AIDS). Este estudo evidencia e analisa as principais dificuldades encontradas pela equipe para a absorção dessa nova rotina de trabalho, e, brevemente, apresenta como fatores interferentes aspectos ligados à cultura institucional e à educação permanente dos profissionais da saúde dentro do ambiente institucional. A pesquisa pretende contribuir para a adequação de rotinas que contemplem, da melhor forma, o fenômeno da sorodiscordância, possibilitando uma assistência mais adequada às dinâmicas sociais vivenciadas pelos usuários.

: AIDS; sorodiscordância; equipe profissional.

        · |     · |     · ( pdf )