22 1Depoimento especial: para além do embatee pela proteção das crianças e adolescentesvítimas de violência sexualOs sintomas psicofuncionais e a relação mãe-bebês gêmeos aos nove meses de idade 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

WENDT, Guilherme Welter    LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Compreendendo o fenômeno do cyberbullying. Temas psicol. []. 2014, 22, 1, pp.39-54. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.1-04.

O subtipo específico de violência denominado de bullying constitui-se em um problema sério e recorrente nas instituições escolares atualmente, trazendo consequências negativas para o processo de desenvolvimento humano em curto, médio e longo prazo. Considerada uma questão de saúde pública, esta e outras formas de agressividade entre pares vêm atraindo significativa atenção por parte da mídia, dos pais, professores, cientistas e também dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Entretanto, em um mundo "digital", o advento das novas tecnologias da informação e comunicação acaba também impulsionando a emergência de um novo tipo de bullying, que se situa no ciberespaço e se apoia nas ferramentas tecnológicas de interação, denominado cyberbullying. Assim, o presente artigo objetiva analisar e discutir os aspectos que tangenciam a ocorrência dessa forma eletrônica de comportamento agressivo e intencional, com o foco em questões conceituais que o diferenciam do bullying tradicional, impactos, fatores de risco e proteção deste processo. Para tal, serão apresentados e discutidos estudos sobre prevalência, características e consequências do cyberbullying selecionados nas seguintes bases de dados: Pepsic, Science Direct, BVS, PsychInfo, Scielo e PubMed. Tratou-se de uma revisão não-sistemática da literatura internacional e nacional sobre cyberbullying que permitiu uma reflexão acerca desse tipo de violência e possíveis caminhos para uma melhor compreensão de estratégias para o manejo das situações de cyberbullying na atualidade. A importância de pesquisas sobre esta temática no Brasil e América Latina é reforçada no sentido de aprofundar-se a compreensão e gerar subsídios para o desenvolvimento de intervenções focais e preventivas.

: Cyberbullying; bullying; agressividade; adolescência; contextos virtuais.

        · | | |     · |     · ( pdf )