22 1Características do bullying na percepção de alunos e professores de uma escola de ensino fundamentalOs motivos da escolha do fogo nas tentativas de suicídio realizadas por mulheres 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Psicologia social: fundamentos e fundamentalismos. Temas psicol. []. 2014, 22, 1, pp.179-193. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.1-14.

Este manuscrito se constitui numa proposta de análise teórica de algumas das consequências da falta de contato entre as diferentes psicologias sociais existentes no Brasil. Propomos dois eixos que configuram posições extremadas na disciplina, de um lado uma psicologia social mais empírica; de outro, uma psicologia social predominantemente teórica e anti-empírica. A falta de contato alimenta estereótipos e preconceitos, os quais, por sua vez, criam o ciclo-vicioso que constrói e amplia as diferenciações entre os grupos, alimentando a cegueira etnocêntrica. Finalmente, propomos que a falta de contato entre a psicologia social mais empirista com a psicologia social crítica torna a primeira irrelevante e a segunda dogmática, com amplas repercussões na produção bibliográfica da área, na formação dos psicólogos sociais e nos congressos profissionais.

: Psicologia Social; tensionamento; articulação e desenvolvimento.

        · |     ·     · ( pdf )