22 2Vivências acadêmicas e empregabilidade de universitários em final de cursoLivros infantis para prevenção do abuso sexual infantil: uma revisão de estudos 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

MOURA JR, James Ferreira; CIDADE, Elívia Camurça; XIMENES, Verônica Morais    SARRIERA, Jorge Castellá. Concepções de pobreza: um convite à discussão psicossocial. Temas psicol. []. 2014, 22, 2, pp.341-352. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-06.

Este artigo objetiva analisar as visões da unidimensionalidade e da multidimensionalidade da pobreza a fim de incorporar dimensões psicossociais que contribuam para análise da complexidade desse fenômeno. A pobreza, geralmente, está baseada na tendência unidimensional monetária de conceituação e mensuração, restringindo a análise a linhas de pobreza. Há, então, o paradigma multidimensional da Abordagem das Capacitações que amplia a concepção de pobreza. É incorporada a centralidade da autonomia e da liberdade do indivíduo no exercício de suas capacitações e seus funcionamentos como elementos de definição da pobreza. No entanto, em sua perspectiva prática, a Abordagem das Capacitações situa-se geralmente na identificação de questões concretas de saúde, habitação e padrão de vida relacionada à pobreza. Assim, identifica-se a necessidade de incorporação de dimensões psicossociais que contribuam para expansão do crítico entendimento desse fenômeno e abarquem aspectos subjetivos, negativos e positivos no tocante às estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos pobres. Nesse sentido, são propostas as análises do bem estar pessoal, do senso de comunidade, das práticas discriminatórias e do fatalismo das pessoas em situação de pobreza. Portanto, analisa-se a necessidade e o compromisso da ciência psicológica na elaboração de conhecimentos para a ampliação de entendimento desse fenômeno.

: Pobreza; Psicologia; psicossocial.

        · | | |     · |     · ( pdf )