22 2Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: o Protocolo NICHDRastreamento da depressão no contexto da insuficiência renal crônica 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

WURDIG, Karolina Kuhn    MOTTA, Roberta Fin. Representações midiáticas da internação compulsória de usuários de drogas. Temas psicol. []. 2014, 22, 2, pp.433-444. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-13.

O presente artigo teve intuito de refletir sobre a expansão da proposta da internação compulsória como estratégia de tratamento aos usuários de drogas, em que se percebeu a importância que os meios de comunicação apresentam ao explicitar e fomentar algumas propostas. Para isso, foi realizada a análise do discurso acerca do tema internação compulsória de usuários de drogas produzidos pelo jornal Zero Hora, destacando alguns discursos que possibilitam a expressão dessa prática e de seus enlaces. O artigo tem como perspectiva de análise a Psicologia Social Crítica e a Hermenêutica de Profundidade que discorreu acerca das influencias ideológicas, da comunicação de massa, dos poderes envolvidos e da relação de dominação que se apresenta. Enquanto escolha do material para análise, foram utilizadas as reportagens do jornal, com disponibilidade online, referentes ao ano de 2013. Conclui-se que os discursos e a expansão do tema pela mídia possibilitaram compreender a relação que a história da loucura apresenta com os discursos acerca dos usuários de crack, em que há uma repetição do olhar e formas diferentes de estigmatizar esse novo protagonista.

: Internação compulsória; drogas; meios de comunicação; Psicologia Social.

        · | | |     · |     · ( pdf )