38 35Uma reflexão conceitual entre identificação projetiva e enactment: O analista implicadoA angústia nas neuroses atuais: uma questão para a clínica contemporânea? 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

CIDADE, Natália de Oliveira de Paula    ZORNIG, Silvia Abu-Jamra. Trauma, temporalidade e inscrição psíquica. Cad. psicanal. []. 2016, 38, 35, pp.29-47. ISSN 1413-6295.

Tendo a clínica dos sofrimentos narcísico-identitários como referência, o artigo visa discutir a questão do trauma enquanto excesso pulsional, enfocando, principalmente, as possibilidades de inscrição psíquica e a temporalidade do traumático, ambos comportando particularidades significativas. Dessa forma, a representação deixa de ser a única função possível e desejável a ser alcançada pelo psiquismo e o que não é representado pode permanecer enquanto potencialidade de elaboração do evento traumático a partir do encontro com a alteridade, e não apenas enquanto compulsão à repetição.

: Trauma; Irrepresentável; Temporalidade; Clínica psicanalítica; Inscrição psíquica.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License