40 38São 788 degraus: a psicanálise sobe o morroO Unheimlich na adoção da criança com deficiência 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

VIEIRA, Bartholomeu de Aguiar. Considerações sobre as modificações de Ferenczi à técnica psicanalítica e os desenvolvimentos posteriores de Winnicott. Cad. psicanal. []. 2018, 40, 38, pp.79-96. ISSN 1413-6295.

Devido à grande incidência de pacientes que não se adaptam ao método padrão da Psicanálise, este trabalho investiga formas de adaptação da escuta, tendo a noção de empatia proposta por Ferenczi como uma ferramenta clínica fundamental para o manejo terapêutico. O objetivo deste trabalho é oferecer um solo de embasamento para a técnica em questão. Para tanto, ele aproxima a conceituação ferencziana sobre o tema à ideia de preocupação materna primária em Winnicott. Tal escolha se justifica, pois as ideias formuladas pelo autor inglês funcionam como continuações do percurso inaugurado por Ferenczi. Para esclarecer esse argumento, o trabalho aborda Winnicott e sua compreensão da maternagem como capacitadora natural da regressão, o que me levou a concluir que o "sentir com" da empatia, nesse enquadre, opera como uma adaptação às necessidades primárias do paciente traumatizado.

: Relação mãe-bebê; Preocupação materna primária; Trauma; Clínica psicanalítica.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License