41 41Psicanalista, o artífice das palavras: uma reflexão a partir de três concepções do tempoMemória e trauma 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

AMARAL, Inajara Erthal    SOUSA, Edson Luiz André de. História, narrativa, resistência e utopia em Georges Perec. Cad. psicanal. []. 2019, 41, 41, pp.77-102. ISSN 1413-6295.

O presente artigo pretende trabalhar a articulação entre história e resistência na obra de Georges Perec, para pensar a potência utópica de seus textos. O autor submete a si e ao leitor às contraintes, que vão construindo um caminho individual numa jornada percorrida conjuntamente, escritor e leitor. Caminho que nos aproxima da leitura psicanalítica sobre o tempo e a história para pensarmos construções de narrativas. Perec transita no limite entre o Real da letra e o Simbólico do nome. Letra que faz operar um não-lugar, possibilidade de narrar, ou seja, através de a escrita da ficção poder se contar, o que implica acessar uma memória que também é coletiva, problematizando, assim, a relação com a história.

: História; Psicanálise; Narrativa; Utopia; Georges Perec.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License