43 44Reflexões sobre o traumático e possibilidades elaborativas a partir do filme Inocência RoubadaSobre reveries, quimeras e pensamentos paradoxais: impasses no setting analítico 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

OLIVEIRA, Karla Carolina de Sousa    CASTANHO, Pablo. Sobre a potência do grupo para lidar com crises: Fotoexpressão como possibilidade contenedora de transbordamentos violentos em uma enfermaria de saúde mental. Cad. psicanal. []. 2021, 43, 44, pp.129-141. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste texto é pensar como um dispositivo de grupo com mediações terapêuticas pode exercer função contenedora em contexto de crise psíquica, tanto para os membros do grupo como para o contexto institucional onde o grupo ocorre. Abordaremos concepções psicanalíticas sobre a crise que indicam a importância central da categoria continência como função intersubjetiva. O grupo de Fotoexpressão é então apresentado como possível recurso clínico no contexto de uma enfermaria de saúde mental, destinada ao tratamento de crise psíquica grave, em um hospital geral. A partir da experiência clínica relatada, entendemos que o dispositivo proposto atua como uma prótese de continência não só para os participantes do grupo, mas também para a instituição.

: Psicanálise de grupo; Intervenção na crise; Mediações terapêuticas; Serviços de saúde mental; Fotolinguagem®; Fotoexpressão.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License