43 44A histeria no pensamento clínico de Donald W. Winnicott e Masud Khan 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

BRUM, Stephanie. Rabiscando as linhas de um estudo sobre o prazer na obra de D. W. Winnicott. Cad. psicanal. []. 2021, 43, 44, pp.243-261. ISSN 1413-6295.

A questão do prazer apresenta importância basal ao longo do desenvolvimento da teoria psicanalítica. Ao adentrarmos no estudo das relações de objeto, nos questionamos se seria possível trabalhar uma vertente prazerosa da experiência na qual o movimento de descarga não precise necessariamente estar presente. A partir da obra de Winnicott proponho pensarmos uma modalidade de prazer que pode ser vivida justamente diante dos estados calmos e do campo da experiência que se abre na ausência de grande elevação de tensão. O presente artigo objetiva abordar o conceito de um prazer da experiência, a partir do qual podemos repensar alguns pontos importantes da constituição subjetiva e dinâmica psíquica.

: Prazer; Espaço potencial; Brincar; Comunicação; Encontro.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License