12 13O caminho do doente mental entre a internação e a convivência social loucoExpressões latinas e a constituição do imaginário em “O barril de Amontillado” 
Home Page  


Imaginário

 ISSN 1413-666X

SILVA, Kelly Cristina Brandão da. Pratique à plusieurs: relato de uma experiência na instituição belga Le Courtil. Imaginario []. 2006, 12, 13, pp.419-425. ISSN 1413-666X.

O presente trabalho tem como objetivo discutir uma experiência de estágio realizado na instituição belga Le Courtil, que se ocupa de casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes. A Psicanálise lacaniana orienta a montagem institucional através da “pratique à plusieurs”, expressão nomeada por Jacques-Alain Miller em 1992. As condições para essa prática são estruturadas a partir de quatro eixos: a parceria de cada membro da equipe com a criança ou adolescente, a reunião de equipe, a função do diretor terapêutico e a referência teórico-clínica. Um caso é apresentado para ilustrar essas reflexões.

: Le Courtil; Autismo; Psicose; Psicanálise lacaniana; “Pratique à plusieurs”.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License