12 2Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro cicloConsiderações sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita: uma revisão da literatura 
Home Page  


Psicologia Escolar e Educacional

 ISSN 1413-8557

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho    FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicol. esc. educ. []. 2008, 12, 2, pp.337-346. ISSN 1413-8557.

Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.

: Superdotação; Família; Desenvolvimento.

        · |     · |     · ( pdf )