12 2O resgate das demonstrações: uma contribuição da Informática à formação do professor de MatemáticaAvaliação de treino de leitura compreensiva e crítica: estudo com universitários 
Home Page  


Psicologia Escolar e Educacional

 ISSN 1413-8557

MOL, Dalva Alice Rocha    WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III. Psicol. esc. educ. []. 2008, 12, 2, pp.391-399. ISSN 1413-8557.

Este estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.

: Dificuldades de aprendizagem; Bateria Woodcock-Johnson III; Validação.

        · |     · |     · ( pdf )