13 2Escolarização e preconceito: lembranças de jovens com e sem deficiênciaConcepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental 
Home Page  


Psicologia Escolar e Educacional

 ISSN 1413-8557

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico; FUGI, Nataly de Carvalho    MILESKI, Keros Gustavo. A valorização do brinquedo na teoria históricocultural: aproximações com a Educação Física. Psicol. esc. educ. []. 2009, 13, 2, pp.251-259. ISSN 1413-8557.

Este estudo teve como objetivo analisar o brinquedo e o desenvolvimento infantil a partir da Teoria Histórico-Cultural. Fundamenta-se em fontes primárias e secundárias e parte de elementos da realidade concreta de trabalho com crianças em projetos institucionais e nas escolas da rede pública de ensino. Buscamos em Vigotski e em Leontiev fundamentos para entender o psiquismo infantil, como ele se processa no brinquedo e sua importância para o desenvolvimento. À luz deste referencial, analisamos a expressão das crianças na realidade, tomando como objeto o brinquedo e as brincadeiras gímnicas. Concluímos que o brinquedo é a atividade dominante das crianças, por isso consideramos necessário valorizá-lo no trabalho pedagógico na educação física, como contribuição para o desenvolvimento infantil e para o processo de humanização. Estudar a escola de Vigotski é um caminho para esta nova compreensão de desenvolvimento humano em uma perspectiva sócio-histórica.

: Psicologia histórico-cultural; Brinquedos; Desenvolvimento.

        · |     · |     · ( pdf )