13 2Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagemComentário crítico sobre o conceito de autopoiesis e a concepção sobre a educação de Humberto Maturana 
Home Page  


Psicologia Escolar e Educacional

 ISSN 1413-8557

FRANCO, Adriana de Fátima. O mito da autoestima na aprendizagem escolar. Psicol. esc. educ. []. 2009, 13, 2, pp.325-332. ISSN 1413-8557.

Este artigo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, a construção social da autoestima e suas relações com o fracasso escolar. Fundamentada nos pressupostos de Vigotski, nega a possibilidade da valoração que o sujeito faz de si estar atrelada a atributos naturalmente humanos e presentes desde o nascimento. A compreensão do ser humano é feita a partir de uma análise de homem enquanto ser concreto, social, histórico e cultural que constrói sua humanidade na interação com outros homens, na qual os processos psicológicos não são dados e sim produzidos. Apresenta uma análise crítica dos modelos teóricos que consideram a autoestima como um conceito fechado em si mesmo. Essa análise da autoestima no contexto escolar é fundamental se se pretende desmistificar esse conceito nas relações escolares.

: Fracasso escolar; Consciência; Autoestima.

        · | | |     · |     · ( pdf )