22 2Enlaces transferenciais: reflexões sobre a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalarO saber e a prevenção no trabalho e na vida: representações de profissionais de saúde que trabalham com HIV/ Aids 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Atitudes frente à avaliação psicológica para condutores: perspectivas de técnicos, estudantes de psicologia e usuários. Psicol. cienc. prof. []. 2002, 22, 2, pp.50-59. ISSN 1414-9893.

Este estudo procurou conhecer as atitudes frente à avaliação psicológica para condutores, considerando três grupos de indivíduos: técnicos, estudantes de Psicologia e pessoas que se submetem a esta avaliação para obtenção ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Um total de 196 pessoas responderam uma Escala de Atitudes frente a Avaliação para Condutores, composta de 20 itens. A maioria dos participantes era do sexo feminino (68%), universitário (71%) e já possuía habilitação para conduzir (54%); sua média de idade foi de 28 anos. Observou-se que, embora os respondentes tenham opinado que a avaliação psicológica era eficaz, julgavam que esta seria dispensável no processo de exame para a obtenção da CNH. As implicações deste estudo foram discutidas, assim como foram sugeridas alternativas para promover esta área de avaliação em Psicologia do Trânsito.

: Avaliação psicológica; Condutor; Trânsito.

        · | |     · |