23 3Psicologia e educação no contexto das secretarias municipais: algumas contribuições para novas práticasDeixando o preconceito de lado e entendendo o Behaviorismo Radical 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

FRANCO, Anamélia    MOTA, Eduardo. Distribuição e atuação dos psicólogos na rede de unidades públicas de saúde no Brasil. Psicol. cienc. prof. []. 2003, 23, 3, pp.50-59. ISSN 1414-9893.

Realizou-se uma análise dos dados cadastrais registrados no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS), do Ministério da Saúde, construindo-se um panorama da distribuição dos profissionais de Psicologia e dos serviços que estão prestando. Os psicólogos perfazem 1,0% dos profissionais cadastrados no SIA-SUS. Como ocorre para outras profissões a região Norte encontra-se em situação de maior desvantagem em relação à disponibilidade desses profissionais. Observou-se que a distribuição de psicólogos por estado não se relaciona diretamente com o número de habitantes ou com a dimensão da rede instalada. Os dados possibilitaram discutir a relação entre a inserção profissional, suas práticas e os modelos de atenção, com vistas a adoção de políticas de saúde orientadoras dos serviços de psicologia nas unidades públicas de saúde.

: Psicologia; Saúde pública; Saúde mental; Profissionais de psicologia.

        ·     · |     · ( pdf )