24 1Fenomenologia do onírico: a gestalt-terapia e a daseinsanáliseA dominação do corpo no mundo administrado: uma questão para a psicologia social 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

MOURA, Solange Maria Sobottka Rolim de    ARAUJO, Maria de Fátima. A maternidade na história e a história dos cuidados maternos. Psicol. cienc. prof. []. 2004, 24, 1, pp.44-55. ISSN 1414-9893.

Neste artigo, discute-se a naturalização de conceitos e práticas relacionadas à maternidade e aos cuidados maternos, associando-se sua construção social às modificações pelas quais a família tem passado, na Europa e no Brasil, a partir das transformações que permitiram a organização dos Estados modernos e acompanharam a instalação da ordem econômica burguesa. Enfoca-se a maneira como o discurso médico colaborou na promoção de novas formas de relação familiar pelo favorecimento de características específicas para o papel materno, destacando-se a participação tanto da Medicina quanto da Psicologia na instituição das novas configurações que os processos de subjetivação têm assumido na atualidade.

: Maternidade; Família; Modernidade; Psicologia.

        ·     · |     · ( pdf )