27 1Psicólogos em formação: vivências e demandas em plantão psicológicoConsumismo, uso de drogas e criminalidade: riscos e responsabilidades 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

DOMINGOS, Maria de Lurdes Costa. Responsabilidade social nas organizações de trabalho: benevolência ou culpa?. Psicol. cienc. prof. []. 2007, 27, 1, pp.80-93. ISSN 1414-9893.

A responsabilidade social das organizações compreende ações concretas expostas publicamente para anunciar uma nova postura dos dirigentes dos sistemas de produção frente às contradições e às tensões provocadas pelo capitalismo na sociedade. A partir dos conhecimentos da psicossociologia, nosso objetivo é refletir sobre a emergência desse tema para além do discurso positivista tradicional. Primeiramente analisaremos o assunto como parte da "nova ordem social" afirmada com a globalização. Nesse sentido, consideraremos a importância de observá-la em sua complexidade, compreendida, simultaneamente, enquanto ordem e desordem, racionalidade e subjetividade do sistema capitalista que a criou. Posteriormente, destacaremos a responsabilidade social nas organizações, reveladora da sua preocupação com a sustentabilidade social, mas também como meio de remissão da culpa pela destruição que o sistema produtivo impõe à imensa maioria da humanidade.

: Psicossociologia; Responsabilidade social corporativa; Organizações de trabalho e culpa.

        ·     · |     · ( pdf )