28 2Suporte familiar, auto-eficácia e lócus de controle evidências de validade entre os construtosA manifestação da solidariedade em adolescentes: um estudo sobre a personalidade moral 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

BREMM, Eduardo Scarantti    BISOL, Cláudia Alquati. Sinalizando a adolescência: narrativas de adolescentes surdos. Psicol. cienc. prof. []. 2008, 28, 2, pp.272-287. ISSN 1414-9893.

Esse trabalho visa a compreender os significados atribuídos à adolescência e às vivências no contexto da surdez, analisando narrativas de adolescentes surdos. Foram desenvolvidas entrevistas narrativas com três adolescentes surdos filhos de pais ouvintes, sinalizadores fluentes em Língua Brasileira de Sinais, que freqüentavam o ensino fundamental de uma escola especial para surdos. As entrevistas foram realizadas em língua de sinais, por uma moderadora surda, em uma sala de espelho, com tradução simultânea realizada por uma intérprete. Os dados foram analisados com base na hermenêutica de Ricoeur e discutidos a partir da psicologia e da psicanálise. Os resultados indicam que muitos conflitos experienciados por adolescentes surdos são similares aos vivenciados pelos ouvintes. As especificidades da surdez dizem respeito à reavaliação de decisões feitas pelos pais e aos níveis de dependência dos ouvintes. Percebem-se diferenças entre os adolescentes e seus contextos familiares quanto à comunicação, ao desenvolvimento emocional e à participação na comunidade surda.

: Adolescentes surdos; Identidade; Surdez; Narrativas.

        · | |     · |     · ( pdf )