28 2A manifestação da solidariedade em adolescentes: um estudo sobre a personalidade moralDiscursos de usuários de um centro de atenção psicossocial-CAPS e de seus familiares 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

BARDAGI, Marucia Patta et al. Avaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de psicologia. Psicol. cienc. prof. []. 2008, 28, 2, pp.304-315. ISSN 1414-9893.

Este estudo buscou conhecer a formação e as trajetórias de trabalho dos novos profissionais de Psicologia formados pela UFRGS. Um questionário semi-estruturado com 18 questões sobre a atuação profissional, avaliação da formação recebida e sugestões para mudanças curriculares foi enviado via internet ou correio a 143 egressos formados entre 1997 e 2004. Destes, 79 responderam (78,4% mulheres). Os resultados indicaram que 88% dos egressos atuam como psicólogos, a maioria (41,7%) teve a atividade clínica como primeira inserção e 88,6% buscaram formação complementar. Em relação ao curso, apontam a Psicologia clínica como a área mais privilegiada durante a graduação (29,4%). A criação de disciplinas inexistentes e maior diversidade teórica foram as principais sugestões de mudança. Esses resultados apontam um perfil profissional ainda tradicional, um panorama favorável de inserção profissional e sugestões de mudança que vão ao encontro das novas diretrizes curriculares para os cursos de Psicologia.

: Reforma curricular; Egressos; Formação profissional; Cursos de Psicologia.

        · | |     · |     · ( pdf )