28 3Evidência de validade de construto para o teste de atenção sustentadaHistórico de violência intrafamiliar em pacientes psiquiátricos 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

JUNQUEIRA, Maria Hercília Rodrigues    KOVACS, Maria Júlia. Alunos de Psicologia e a educação para a morte. Psicol. cienc. prof. []. 2008, 28, 3, pp.506-519. ISSN 1414-9893.

Em 2003, foi realizada uma pesquisa com 23 alunos do 7º período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Os principais objetivos foram: verificar como estão sendo tratados a morte e o morrer no curso de Psicologia pelos professores e compreender como os alunos vêem essa temática. Buscar o entendimento dessas questões poderia propiciar uma ampliação dos assuntos tratados no curso e trazer maiores informações aos discentes. Aplicou-se um questionário com cinco perguntas abertas, e os resultados demonstraram que os alunos não se sentem preparados para lidarem com a morte, que o tema é abordado superficialmente em disciplinas de outras áreas e que eles se sentem indignados pela falta de informação proporcionada pela grade curricular. O embasamento teórico-prático possibilita maior segurança para lidarem com a morte, o que poderá vir a ser corrigido por meio de uma mudança na postura dos professores e pela inclusão de disciplinas específicas que abordem o tema da morte e do morrer.

: Ensino da morte; Alunos de Psicologia; Psicologia; Morte.

        · |     · |     · ( pdf )