28 4Reflexões sobre a resistência na clínica a partir de Michel FoucaultRepresentações sociais da depressão e do suicídio elaboradas por estudantes de psicologia 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

PIMENTEL, Carlos Eduardo    DONNELL, Edla Daise Oliveira Porto. A relação da preferência musical com os cinco grandes fatoresda personalidade. Psicol. cienc. prof. []. 2008, 28, 4, pp.696-713. ISSN 1414-9893.

Poucos estudos na psicologia da personalidade incluíram em suas análises o construto preferência musical. Tal situação vem se modificando, mas ainda carece de várias pesquisas, sobretudo na psicologia brasileira. Esta pesquisa verificou a relação entre preferência musical e traços de personalidade a partir de uma amostra de 225 estudantes universitários (M=22 anos; DP=6,41), que responderam a Escala de Preferência Musical e ao Inventário Big Five. Verificaram-se algumas correlações estatisticamente significativas entre as dimensões de preferência musical e os traços de personalidade. Foi observado que Música de Massa se relacionou positivamente com Extroversão e negativamente com Abertura à Experiência; Música Refinada e Neuroticismo se relacionaram negativamente, e Música de Massa ainda se relacionou significativa e estatisticamente, de modo positivo, com Abertura à Experiência. Por fim, Música Alternativa e Neuroticismo se relacionaram negativamente. Conclui-se que a preferência musical se relaciona com a personalidade, sendo importante para o seu entendimento.

: Preferência musical; Traços de personalidade; Correlação; Jovens.

        · |     · |     · ( pdf )