30 4Coletivos de trabalho, inserção e formação: o caso dos juízes do trabalhoCentro de atenção psicossocial: panorama das publicações de 1997 a 2008 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

REIS, Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos; FERNANDES, Sônia Regina Pereira    GOMES, Almiralva Ferraz. Estresse e fatores psicossociais. Psicol. cienc. prof. []. 2010, 30, 4, pp.712-725. ISSN 1414-9893.

O interesse pelo estudo do estresse no trabalho tem sido crescente na literatura científica, particularmente nos últimos anos. Uma razão para o aumento de pesquisas sobre esse tema está nas repercussões das condições e da organização do trabalho na saúde e no bem-estar dos empregados e, em consequência, no funcionamento e na efetividade das organizações. Na economia, o impacto negativo dessa variável tem sido estimado com base na suposição e nos achados de que trabalhadores estressados diminuem seu desempenho e aumentam os custos das organizações com problemas de saúde, com o aumento do absenteísmo, da rotatividade e do número de acidentes no local de trabalho. Tendo em vista a importância do tema, o presente trabalho se propõe a analisar os modelos teóricos sobre estresse ocupacional e fatores psicossociais. Neste artigo, portanto, apresentaremos os princípios dos principais modelos que discutem a relação entre os fatores psicossociais do trabalho e o estresse ocupacional: modelo demandacontrole, modelo demanda-controle-apoio social, modelo do desequilíbrio esforço-recompensa, modelo ecológico e a proposta do National Institute for Occupational and Health (NIOSH).

: Estresse; Fatores psicossociais; Saúde do trabalhador; Trabalho.

        · | | |     · |     · ( pdf )