30 4A primeira Conferência Latino- Americano sobre formação em Psicologia (1974):: o modelo Latino-Americano e seu significado históricoTransgressões e adolescência:: individualismo, autonomia e representações identitárias 
Home Page  


Psicologia: ciência e profissão

 ISSN 1414-9893

BRITO, Leila Maria Torraca de; CARDOSO, Andréia Ribeiro    OLIVEIRA, Juliane Dominoni Gomes de. Debates entre pais e mães divorciados: um trabalho com grupos. Psicol. cienc. prof. []. 2010, 30, 4, pp.810-823. ISSN 1414-9893.

O artigo apresenta dados coletados em pesquisa participativa realizada por meio de grupos de reflexão com pais e mães separados. A investigação teve como objetivo avaliar dificuldades quanto ao exercício da parentalidade após a separação conjugal bem como a possibilidade do uso de grupos de reflexão em tais situações. Destacam-se, no artigo, vivências e queixas de pais e de mães que participaram de cada um dos dois grupos organizados no que diz respeito ao convívio com os filhos após a dissolução conjugal. Conclui-se que a divisão tradicional entre guardiães e visitantes acarreta dificuldades próprias a cada uma das categorias, o que pode ser bem compreendido quando os pais se reúnem para o debate sobre o tema.

: Divórcio; Relações pais-filhos; Pesquisa participativa; Psicologia forense.

        · | | |     · |     · ( pdf )