12 12Perfil sociodemográfico, eventos de vida e características afetivas de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento por hemodialise e diálise peritoneal: Um estudo críticoAnálise clínica da avaliação cognitiva de crianças com inibição intelectual 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

RIPAR, Aline Aparecida; EVANGELISTA, Fabiana S. F.Q.    PAULA, Fräulein Vidigal de. Resiliência e gênero. Psicol inf. []. 2008, 12, 12, pp.33-52. ISSN 1415-8809.

A presente pesquisa teve por objetivo verificar o perfil de resiliência mais característico entre o gênero masculino e feminino. A resiliência, capacidade de enfrentar obstáculos da vida, é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções, controle dos impulsos, otimismo, análise do ambiente, autoeficácia e alcançar pessoas. Partiu-se da hipótese de que as pessoas utilizam estratégias de enfrentamento parcialmente diferentes conforme o gênero. Participaram desta pesquisa 27 adolescentes de ambos os sexos, entre 14 e 17 anos, da cidade de São Bernardo do Campo (SP), que responderam ao questionário de índice de resiliência: Reivich - Shatté/Barbosa. Este possui 56 itens que avaliam os sete fatores centrais que compõem a resiliência e informações sociodemográficas. Os resultados obtidos foram que ambos os sexos se assemelham nos fatores otimismo para vida e controle dos impulsos e se diferenciam significativamente nos fatores autoeficácia e alcançar pessoas. Concluímos que alguns aspectos da resiliência são independentes do gênero, mas que, em parte, as pessoas selecionam estratégias para enfrentar e solucionar problemas conforme suas características de gênero.

: Resiliência; Gênero; Adolescência.

        · | |     · |     · ( pdf )