12 12O sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

CARDOSO, Suzana Barbosa; LEANDRO, Débora da Silva    PAULA, Fräulein Vidigal de. Conhecimento morfológico derivacional e suas relações com o desempenho na escrita de palavras. Psicol inf. []. 2008, 12, 12, pp.107-129. ISSN 1415-8809.

Este estudo investigou se as crianças da 1ª e 3ª séries do ensino fundamental possuem conhecimento morfológico derivacional e qual sua relação com o desempenho na escrita ortográfica de palavras isoladas. A morfologia refere-se à produção e estrutura do significado das palavras, a partir dos morfemas, que são as menores unidades de significado de uma língua. Participaram deste estudo 20 crianças de uma escola pública, sendo 12 crianças da 1ª série e oito da 3ª série. Utilizamos a tarefa de Escrita de palavras isoladas sob Ditado (T1) para avaliar a escrita ortográfica, e a de Produção de Neologismo (T2) para avaliar o conhecimento morfológico derivacional. Destacamos os seguintes resultados: ambas as séries se saíram melhor na T1 do que na T2; a 3ª obteve um desempenho superior em relação à 1ª série nas duas tarefas; essa diferença entre as séries foi maior na T2; na T1, a 3ª série se diferenciou da 1ª, principalmente, nas palavras irregulares; na T2, ambas as séries foram melhores na invenção de palavras por acréscimo de sufixos. Concluímos que as crianças das séries estudadas já possuem conhecimento inicial sobre morfologia derivacional e que este mantém relação positiva com o desempenho na escrita de palavras.

: Consciência morfológica; Linguagem escrita; Aprendizagem; Desenvolvimento metalinguístico; Morphological consciousness; Language writing; Learning; Metalinguistic development.

        ·     · |     · ( pdf )