14 14Inteligência emocional de estudantes universitáriosPesquisas sobre qualidade de vida, desenvolvidas no mestrado em psicologia da Universidade Católica Dom Bosco 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

FEBA, Fabiana    MARQUES, Sonia. Perfil de personalidade do médico cirurgião e do médico pronto-socorrista: um estudo exploratório. Psicol inf. []. 2010, 14, 14, pp.44-70. ISSN 1415-8809.

O presente estudo teve como objetivo identificar diferenças no perfil de personalidade do médico que escolhe cirurgia e o médico que escolhe pronto-socorro. Como base teórica para a discussão, foi utilizada a proposta apresentada por Kersey e Bates (1984) na definição de temperamentos que define os diferentes tipos de personalidades e sua forma de atuar no mundo. Participaram deste estudo 50 médicos, sendo 25 cirurgiões e 25 prontos-socorristas. Os médicos responderam a um questionário de identificação pessoal contendo algumas questões sobre motivos de escolha da profissão. Também responderam ao questionário de inclinações pessoais para identificação de seus temperamentos. O índice de médicos cirurgiões com temperamento SJ foi superior aos demais temperamentos, assim como o de prontos-socorristas com temperamento SP. Conclui-se que, pelo menos nesta amostra, a imagem profissional do médico condiz com os atributos valorizados e desejados por indivíduos com temperamento realista judicativo para os cirurgiões, e realista perceptível para os prontos-socorristas.

: temperamentos; escolha profissional; medicina.

        · | |     · |     · ( pdf )