15 15Fatores preditivos de transtornos alimentares entre estudantes do Ensino MédioInvestigação sobre atendimento psicossocial oferecido em delegacias de defesa da mulher 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

MICHELETTI, Ana Lydia N. S.; GARCIA, Doralice; MELICCHIO, Fernanda A.    VAGOSTELLO, Lucilena. Produção científica sobre violência contra o idoso nas bases Scielo e Lilacs. Psicol inf. []. 2011, 15, 15, pp.51-68. ISSN 1415-8809.

O presente estudo objetivou conhecer e analisar a produção científica sobre a violência contra o idoso nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) nos últimos nove anos (2000-2008). Do total das 28 publicações encontradas, a maioria foi publicada nos anos de 2007 e 2008. Constatou-se a prevalência daqueles relacionados à área de Saúde, com o predomínio da revista Cadernos de Saúde Pública (17,86%). Os profissionais que mais estudaram esse fenômeno foram enfermeiros, médicos e psicólogos. As pesquisas, na maioria, originam- -se da região Sudeste (35,71%), 10,34% de São Paulo e 24,14% do Rio de Janeiro. Os artigos abordaram as mesmas formas de abuso contra a pessoa idosa: físico, psicológico, sexual, abandono, negligência, financeiro ou econômico e autonegligência. Alguns trabalhos de psicólogos em parceria com profissionais de outras áreas examinaram esse tema por meio de perspectiva multidisciplinar sem analisar, contudo, a violência psicológica. Destacam-se a importância e a necessidade de pesquisas, também com foco na prevenção, uma vez que a violência aumenta a mortalidade, reduz significativamente a qualidade de vida e produz graves sequelas em suas vítimas.

: .

        ·     · |     · ( pdf )