16 16O luto antecipatório dos pais de uma criança com doença crônica: uma análise fenomenológica do filme Em busca da luz*Aspectos psíquicos de pais e mães de crianças com paralisia cerebral observados pela análise de desenhos-estória* 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

QUEIROZ*, Dayane Lemes de    SOUZA**, José Carlos. Qualidade de vida e capacidade para o trabalho de profissionais de enfermagem*. Psicol inf. []. 2012, 16, 16, pp.103-126. ISSN 1415-8809.

Em virtude das demandas físicas, emocionais e mentais decorrentes do trabalho, os profissionais de enfermagem estão expostos ao comprometimento de sua qualidade de vida (QV) e capacidade laboral. Este estudo objetivou avaliar a QV e a capacidade para o trabalho (CT) dos profissionais de enfermagem de um hospital de grande porte. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. Os participantes foram os profissionais de enfermagem lotados nas unidades de terapia intensiva para adultos, centro cirúrgico e pronto socorro. Aplicaram-se três instrumentos para a coleta de dados: o questionário WHOQOL-Breve, o Índice de capacidade para o trabalho (ICT) e o questionário sociodemográfico. Dentre os 129 profissionais amostrados, obteve-se, na análise dos domínios do WHOQOL-Breve, que as mulheres apresentaram melhor QV do que os homens pelos baixos escores dos domínios físico (p=0,029), psicológico (p=0,008) e meio ambiente (p=0,041). Na correlação ICT/WHOQOL-Breve, obtiveram-se baixos escores nos domínios psicológico (p=0,00), relações pessoais (p=0,00) e meio ambiente (p=0,00). Os profissionais de enfermagem amostrados possuem uma percepção positiva de sua QV e CT e há uma significativa relação entre elas, pois quanto menor o ICT, mais baixos foram os escores de QV.

: .

        ·     · |     · ( pdf )