16 16Qualidade de vida e capacidade para o trabalho de profissionais de enfermagem*Qualidade de vida de estudantes de Psicologia* 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

AGUSTINELLI*, Carolina de Almeida    VIZZOTTO**, Marília Martins. Aspectos psíquicos de pais e mães de crianças com paralisia cerebral observados pela análise de desenhos-estória*. Psicol inf. []. 2012, 16, 16, pp.127-147. ISSN 1415-8809.

O presente trabalho buscou descrever aspectos psicodinâmicos de dois pais e duas mães de crianças diagnosticadas com paralisia cerebral pela análise de suas produções na técnica de desenhos-estória. Para tanto, foram realizadas entrevistas e solicitado que cada participante desenhasse uma criança com deficiência e um pai ou uma mãe de uma criança deficiente. A análise dessas produções indicou que os participantes apresentaram repertório defensivo predominantemente regressivo diante da deficiência das crianças, especialmente de negação da paralisia cerebral e de seu sofrimento, e de identificação projetiva com o filho deficiente. O estudo concluiu que os participantes apresentaram estratégias defensivas primitivas para lidar com o sofrimento decorrente do diagnóstico de seus filhos, havendo dificuldade em aceitá-lo.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )