17 17Testagem de um modelo empírico entre valores humanos e condutas desviantes em jovens 
Home Page  


Psicologo informacao

 ISSN 1415-8809

SOUZA*, José Carlos de et al. Sonolência diurna excessiva entre acadêmicos de psicologia. Psicol inf. []. 2013, 17, 17, pp.15-24. ISSN 1415-8809.

A sonolência compreende um processo biológico de homeostase do organismo, que quando em excesso se configura em uma patologia. O objetivo deste trabalho consistiu avaliar a prevalência de sonolência diurna excessiva em acadêmicos do curso de psicologia de uma universidade. Foram entrevistados 286 estudantes e utilizou-se a Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e um questionário sociodemográfico. A Escala de Sonolência de Epworth constitui valores do cotidiano que inclinem para algum tipo de sonolência, tal como estar sentado e lendo; vendo televisão; sentado em lugares públicos; andando uma hora sem parar; deitando-se para descansar à tarde, quando as circunstâncias permitem; sentado e conversando; sentado calmamente depois do almoço sem álcool; enquanto estiver dirigindo, quando parar por alguns minutos. Observou-se que 54,44% dos acadêmicos apresentaram sonolência diurna excessiva, sendo que apenas o fator idade teve significância (P = 0,004); quanto menor a idade, tanto maior tendência à sonolência. Outras variáveis como, turno frequentado, sexo, estado civil, ano de curso, nível de dependência e o fator trabalho não tiveram associação significativa.

: .

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License