13 2Sobre o niilismo e o vazio - Nishitani e HeideggerHeidegger e o inevitável diálogo como pensamento oriental 
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Natureza humana

 ISSN 1517-2430

MAC DOWELL SJ, João A.. Martin Heidegger and Oriental thought: confrontations. Nat. hum. []. 2011, 13, 2, pp.19-38. ISSN 1517-2430.

Tudo indica que o interesse de Heidegger pelo pensamento oriental deriva da experiência cristã de seus anos juvenis, que vai influenciar decisivamente o seu pensamento. De fato, a concepção do ser-humano na sua relação com o ser, tanto na Analítica Existencial, em termos de compreender, como nas etapas posteriores de seu caminho, em termos de pensar, manifesta notável analogia estrutural com a relação entre o Deus bíblico e sua criatura. Em ambos os casos o ser-humano é liberdade e abertura para o dom. Neste sentido, o pensar maduro de Heidegger, ainda que experiencie também a superação de qualquer representação e desejo, apresenta mais diferenças que semelhanças com a mística do Zen-Budismo e com o pensamento oriental em geral: ser X nada, finitude X infinito, caminho X término, acolhida do dom X identificação com o fundamento absoluto.

: pensamento transconceitual; experiencie cristã; Zen-budismo; finitude; absolute; dom.

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