Revista de Etologia
ISSN 1517-2805
HOTZEL, Maria José; NOGUEIRA, Selene Siqueira da Cunha MACHADO FILHO, Luiz Carlos Pinheiro. Bem-estar de animais de produção: das necessidades animais às possibilidades humanas. Rev. etol. []. 2010, 9, 2, pp.1-10. ISSN 1517-2805.
O formidável aumento da produtividade animal nos últimos 50 anos, como resultado dos avanços na saúde, nutrição, genética animal e nas instalações e equipamentos, trouxeram inquestionáveis benefícios para a sociedade humana. Entretanto, algumas mudanças no alojamento, genética e forma de alimentação dos animais têm levado a questionamentos éticos relacionados ao ambiente, aos resíduos presentes nos alimentos de origem animal e à qualidade de vida dos animais envolvidos nesse processo. Dentre as espécies zootécnicas que mais têm sido afetadas com um processo de intensificação da produção, está o suíno. Por outro lado, pela sua eficiência na conversão alimentar, é uma espécie que tende a crescer em importância, o que justifica a necessidade de desenvolver conhecimentos que permitam criar esses animais com bem-estar. No Brasil e em outros países da América Latina, a produção de espécies silvestres vem aumentando em função de vários fatores como demanda por carnes exóticas e por artigos de couro diferenciados em países europeus e asiáticos. Entretanto, o conhecimento zootécnico das espécies silvestres ainda é muito precário, o que leva a uma tendência à adoção de técnicas, manejos, instalações e programas sanitários consagrados para o uso com espécies domésticas nas criações de animais silvestres. Como se pode prever, em muitos casos com consequências desastrosas. Neste trabalho abordaremos o bem-estar de algumas espécies animais silvestres criadas no Brasil e dos suínos, especialmente em relação às possibilidades de solucionar parte dos problemas de bem-estar animal através de técnicas de enriquecimento ambiental.
: Comportamento anômalo; Suíno (Sus scrofa); Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris); Caititu (Pecari tajacu); Etologia; Ética.