10 2Orçamento das atividades diárias de dois grupos de Callithrix jacchus em área urbanaAvaliação do comportamento de cutias Dasyprocta azarae e Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyproctidae) em cativeiro e semicativeiro em parques urbanos de Curitiba, Paraná, Brasil 
Home Page  


Revista de Etologia

 ISSN 1517-2805

COSTA, Kauê Machado    GOUVEIA JR., Amauri. Respostas comportamentais do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum à estimulação por cloreto de amônia. Rev. etol. []. 2011, 10, 2, pp.64-67. ISSN 1517-2805.

O objetivo do presente estudo foi analisar as respostas comportamentais do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum, mediante estimulação química com cloreto de amônia a 100mM. Espécimes desse crustáceo foram posicionados em um aquário com quatro litros de água doce desclorificada, e um pulso de solução estimulante foi injetado no recipiente na extremidade oposta em relação à posição do animal. Os animais estudados não apresentaram resposta aos estímulos utilizados. Isso pode sugerir que o limiar de resposta comportamental é maior do que o limiar fisiológico dos neurônios receptivos primários, ou que o cloreto de amônia precisa ser associado com outros compostos ou determinadas variáveis físicas para poder gerar uma resposta ecológica na espécie estudada.

: cloreto de amônia; comportamento alimentar; Macrobrachium amazonicum; quimiorrecepção.

        · | |     · |     · ( pdf )