11 1Evidência de aprendizagem na construção de teia na aranha Argiope Argentata (Araneae: Araneidae)Os assobios do porquinho-da-índia: uma proposta ontogenetico-evolutiva 
Home Page  


Revista de Etologia

 ISSN 1517-2805

VASCONCELLOS, Angélica da Silva    ADES, César. Limites e avanços possíveis do enriquecimento ambiental para animais silvestres. Rev. etol. []. 2012, 11, 1, pp.37-45. ISSN 1517-2805.

A área de pesquisa em enriquecimento ambiental visa promover melhora na qualidade de vida de animais cativos através do estudo e da implementação de características ambientais e de interação mais adequadas. A área tem gerado conhecimento relevante para a redução do estresse e de comportamentos indesejáveis e para a promoção da exibição do repertório típico das espécies em animais mantidos no cativeiro. No texto, apresentamos uma breve revisão sobre conceitos e métodos utilizados na área, seguida da indicação de avanços possíveis, através da integração de dados comportamentais e fisiológicos, da adoção de uma perspectiva comparativa e do uso de uma abordagem individual na pesquisa e no manejo.

: enriquecimento ambiental; bem-estar; estresse.

        ·     ·     · ( pdf )