11 1Limites e avanços possíveis do enriquecimento ambiental para animais silvestresNotas sobre o comportamento da aranha cleptoparasita Argyrodes elevatus (Theridiidae, Araneae) 
Home Page  


Revista de Etologia

 ISSN 1517-2805

CORAT, Clara et al. The whistles of the guinea pig: an evo-devo proposal. Rev. etol. []. 2012, 11, 1, pp.46-55. ISSN 1517-2805.

Quando separados de suas mães, filhotes de preás selvagens e domésticos emitem assobios agudos. Assobios também são emitidos apenas pela espécie doméstica em resposta a estímulos associados à presença de alimentos. Nós comparamos o assobio de isolamento (IS) emitido por filhotes separados de suas mães aos assobios para o tratador (TR) emitidos pelos mesmos indivíduos adultos em resposta a uma rotina de alimentação. Os resultados não revelaram diferenças na estrutura dos assobios IS e TR, mas mostraram mudança ontogenética ao longo do período. Os resultados são discutidos em relação aos mecanismos fisiológicos que controlam a emissão dos assobios e a origem evolutiva desta vocalização no repertório dos preás.

: chamado de separação; assobio; domesticação; chamado associado ao alimento; comportamento parental; bioacústica.

        · | |     ·     · ( pdf )