7 1Análise do conceito de estigma em crianças com dermatoses crônicasTeorias lingüísticas pragmáticas e a interpretação em psicoterapia cognitivo-comportamental 
Home Page  


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

 ISSN 1517-5545

CAMESCHI, Carlos Eduardo    SIMONASSI, Lorismario Ernesto. Causa e explicação: debate entre o mentalismo e o behaviorismo radical. Rev. bras. ter. comport. cogn. []. 2005, 7, 1, pp.21-38. ISSN 1517-5545.

Para contextualizar o debate entre a visão mentalista tradicional e o behaviorismo radical acerca das concepções de causa e explicação no discurso coloquial e filosófico, o presente artigo revisa e comenta criticamente a teoria da ação de Peter Strawson, baseada em supostas ligações indissociáveis entre os conceitos de crença, atitude e desejo. Considerando que tais termos se referem a complexos processos comportamentais, tenta-se mostrar que eles podem ser concebidos como fenômenos naturais e que exprimem relações funcionais entre regras, comportamento operante e operações estabelecedoras. Com isso, busca-se desmontar a distinção de Strawson entre os conceitos de causa e explicação. A ênfase é que, para o behaviorismo radical, o fato crucial é que nas contingências que promovem o conhecimento, não há nada além de estímulos e respostas, posto que não incluem processos mediadores.

: Causa; Explicação; Mentalismo; Behaviorismo radical.

        ·     · |     · ( pdf )